segunda-feira, 18 de julho de 2011

Pinheiros realiza Manifestação contra a Violência

O sábado (16) amanheceu em luto para os pinheirenses. O comércio que era para iniciar o funcionamento às 7 horas, só foi aberto às 9 horas. Após descobrirem que Pinheiros foi o Município o mais violento do Estado no primeiro semestre deste ano, com 122 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes (estimativa para 2011), um grupo de empresários se uniu às Igrejas Católica e Evangélicas, e organizaram uma Manifestação contra a Violência na cidade.
Durante a semana, carros de som e as rádios da cidade convidaram a comunidade pinheirense para participar deste grande movimento. Antes das 7 horas, as pessoas trajadas de roupa preta começavam a chegar à Praça Baiana para se reunirem com objetivo único: promover a paz.
Comerciantes, representantes religiosos e cidadãos testemunharam em praça pública experiências que vivenciaram, bem como manifestaram indignação referente à falta de proteção no Município.



PARTICIPAÇÃO

Ano passado, a empresária Ione Taufner foi assaltada em plena luz do dia. Ela conta que os assaltantes entraram em sua empresa como se fossem clientes e abordaram-na junto aos seus funcionários. “Eles mandaram que fôssemos para um cômodo da loja, enquanto faziam a limpeza”. Dias depois, ainda em pânico, ela diz ter procurado representantes dos poderes Legislativo e Executivo para tomarem uma posição referente a onda de assaltos que já acontecia no Município. “Ninguém olha para você, é isso que deixa a gente indignada. Juiz, Polícia Civil e Militar, Promotor, pessoas responsáveis pela nossa segurança, onde estão? É revoltante” – lamentou Ione.
O padre Belmiro Ohnezorge disse que esta manifestação foi também uma concentração de fé, não uma amostra pura e simplesmente em defesa da segurança, pois somos desafiados todos os dias e toda hora. “Pessoas que nos abordam para levar nosso dinheiro, jovens nossos que estão atazanados pela mundana perdição, a droga. Pinheiros todo deveria estar aqui, pois este não é um problema seu, não é um problema meu, não é um problema nosso, e sim de todos nós.” Em seu pronunciamento, padre Belmiro lembrou também dos mandamentos Bíblicos que devem ser seguidos. “Não matai, não roubai, não desejai as coisas alheias. Sejam nossas casas, nossas Igrejas e nossos comércios, ninguém tem o direito de entrar na privacidade de alguém e tirar-lhe aquilo que com esforço consegue” – disse o padre.
Preocupado com a repercussão que o assunto ganhou no Município, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de Pinheiros, realizará na noite de terça-feira (19), uma audiência pública para traçar metas para melhoria da segurança pública no Município.

Um comentário:

  1. Triste que as pessoas tenham que gastar tempo pra se manifestar por esse tipo de coisa. Tão bom se essas reuniões de muitas pessoasm fossem só pra comemorar as notícias boas, né? Tomara que a manifestação ajuda a diminuir essa violência de alguma forma...
    bjos

    ResponderExcluir