terça-feira, 9 de agosto de 2011

Saber Amar

Sim, eles eram felizes!
Lembro como se fosse hoje quando sentava para papear com o vovô Tião. Ouvir as histórias dele era tão bom quanto absurdo. Vovô contava tanta mentira, que no dia seguinte eu pedia para que ele repetisse a história e ele sem lembrá-la dizia: “Esta não tem graça, tem outra melhor!” E já surgia outra história que eu mal sabia se podia passar adiante...
Sempre focado no estado que não escondeu a paixão eterna, vovô contava histórias de sua juventude nas Minas Gerais. Guardo flashes de muitas, mas, uma jamais vou esquecer. Quando era solteiro e morava no nordeste mineiro, vovô fazia muito sucesso com as mulheres. Um homem sempre bem apresentável, cuidadoso, higiênico e galanteador sabia como conquistar as mineiras.
Na sala, sentado na ‘poltrona do papai’, de frente pra televisão e olhando para o passado, vovô me falava sobre Ambrosina, uma das filhas do Teófilo Otoni. Ele descrevia essa mulher com tanta serenidade... Falava dos seus cabelos, seu olhar, sua pele, sua feminilidade, sua cor...  Tudo como um homem apaixonado descreve uma mulher.
Interessada no assunto, e afim de ‘botar pilha’ para constatar se era mais um dos contos reais apenas na cabeça dele, perguntei:
- Se a Ambrosina era esta mulher maravilhosa que está falando, e ainda por cima filha de um homem bem representado e respeitado na sociedade como o Teófilo Otoni, por que se casou com a vovó Iracy, e não com ela?
Sem pensar duas vezes e suspirando, respondeu:
- Porque ela não tinha o encanto da sua avó!
Thaís Livramento
09/08/2011

4 comentários:

  1. A la "nothing But a Song" kkkkkkkkkkkkkkk Gostei Thais! :D

    ResponderExcluir
  2. Olá,Thais! Que linda homenagem aos seus avós! Gostei muito do seu blog: repleto de ternura e encanto! Já estou te seguindo com muita alegria.Eu também sou capixaba, de Santa Teresa. Ficarei contente com sua doce presença em meus cantinhos também:

    nospassosdejesusamor.blogspot.com

    docessonhosdepapel.blogspot.com

    Que Deus a abençoe sempre!
    Com carinho,
    Angela

    ResponderExcluir
  3. Pois é, né... Meu avô também tinha um amor pela minha avó que era simplesmente lindo! Quando ela saia de casa sem ele, ficava no portão esperando que ela chegasse agoniado... Tinha um ciúme tremendo e desde que ele morreu minha avó não foi mais a mesma, apesar de não ter deixado de viver durante os 11 anos que ficou sem ele por aqui...
    Parabéns pela homenagem, amore. Fiquei emocionada...

    ResponderExcluir
  4. Que bonitinho! srsrsrs Seu Tião estava certíssimo: o encanto é que nos faz gostar dessa e não daquela pessoa. Podemos estar ao lado de um belo rapaz, mas se não encantar não adianta! Sábias palavras de seu vovô!

    Beijo, Thaís, adoro suas histórias :)

    ResponderExcluir