quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Opinião


Sou uma pessoa que tem o gênio forte, mas não difícil. Durante grande parte da minha vida, falava o que pensava e rebatia a alguma situação que eu não concordava, independente de verificar se alguém sairia magoado/machucado da situação.

De tanto as pessoas falarem, fui parando. Deixava de falar e expor minha opinião em situações pessoais. Até mesmo de me defender. Ficava entalada por não falar. Esta situação causou desconforto tão grande, que eu me pegava calada em situações e devido a isto, vomitava, tinha fortes dores de cabeça, desmaiava... Enfim, passava um mal danado. Para uma pessoa com opinião formada como eu, não expor minha opinião começou a me maltratar. Agia desta forma para fazer o gosto das pessoas que me rodeavam. Sim, confesso que muitas vezes fui extremamente grossa e inconsequente, mas neste período que me calei, estudei possibilidades de não sofrer e não fazer sofrer.

Hoje, busco formas de diálogo. A maioria das vezes dá certo, mesmo que na minoria eu tenha que encerrar uma discussão e demonstrar que estou insatisfeita. A minoria que não desencadeia um diálogo com a outra parte é um tanto quanto desagradável, mas se vejo que há injustiça no contexto elaborado, não me calo.
Respeito sim a opinião das outras pessoas. O que me chateia, é quando a minha opinião não é respeitada, e alguém quer dar continuidade a uma debate de ideias, e até mesmo quer dar continuidade desenvolvendo outros contextos no inicial, gerando confusão.

Não sou covarde de fazer algo e sair correndo. Sou totalmente favorável a dizer o que incomoda e ter opinião respeitada, bem como respeitar a posição das outras pessoas. Se eu percebo que discussão deu o que tinha que dá e posso fazer uso do ditado “Os incomodados que se mudem”, mudo de ambiente. O que não admito é falta de respeito e injustiça. Avaliar minha opinião, a opinião dos outros, respeitar e exigir respeito, são uns dos poucos fatores incluídos nas minhas mudanças para melhor.

8 comentários:

  1. Ei sua geniosa!! ;) Falar o que dá vontade faz bem, mas também faz bem manter o silêncio estrategicamente. Imagino como isso deve te fazer sofrer, mas algumas pessoas simplesmente não merecem sequer ouvir a sua opinião. Se a cabeça do outro for muito fechada, não vale apena abrir a sua boca pra ele. bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão, Lemos...
      Como diz minha mãe, a palavra vale prata e o silêncio vale ouro. Ela também diz que o pensamento é mudo. Mas já me vi em situações de alguém querer impor as coisas pra mim e de forma grosseira. Daí, abri a boca, disse o que eu pensava, mas não no mesmo teor agressivo. Todos os dias exercito minha sabedoria. O que você escreveu aí, com certeza já foi interpretado, avaliado e adotado.
      Obrigada pelo carinho!
      Beijoca!!! ^^

      Excluir
  2. Só se sente agredido quem ouve não quem fala... Existe uma grande diferença entre expressar uma opinião e dialogar... E isso também conta na saúde emocional... Estamos sempre precisando melhorar, até pq aquilo q é dito pode agredir não necessariamente a quem se deseja... E tb, para quê agredir¿ Às vezes sente-se justa, mas não foi... E quem estava com a razão a perdeu, é certo, mas não pensemos q por isso a outra parte está totalmente certa... No fundo errado foi a discussão iniciada: sem ela o caminho teria sido outro: o do diálogo q tanto se preza – e é aqui, nesse contexto q se pode não aceitar o posicionamento de alguém e, no diálogo, ouvir e se fazer ouvir... O importante é a mudança, a transformação que a maneira de expressar uma opinião pode causar... Expressar apenas não faz sentido, pq não provoca mudança, nem no outro, nem aquela q pensamos q alcançamos... Espero q se resolvam...

    ResponderExcluir
  3. Sabe Thaís,durante muito tempo me calei por receio do julgamento alheio e isso me fez um mal enorme e assim como você tive problemas de saúde recorrentes disso.
    Com o passar do tempo e um pouquinho de maturidade fui percebendo que posso sim expressar a minha opinião sem medo de ser julgada,porque o que não dá é pra calar,posso sim dizer o que penso,com total naturalidade e estou adorando esse fase em minha vida.
    Abraço e ótimo final de semana,=)

    ResponderExcluir
  4. Concordo inteiramente contigo!
    O respeito não é omitirmos a nossa opinião, mas fazê-lo e permitirmos que os outros façam o mesmo!

    PS - O pé está melhor??!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, o pé deu uma melhorada, já que estou fazendo compressas e massagens caseiras. Mas consulta mesmo, só semana que vem. A dor aliviou, mas não deixarei de consultar.
      Obrigada pelo carinho!
      Besitos. ^^

      Excluir
  5. Saudações Thais!!! É... sei o que passa!!! Eu vi essa mesma fotinha em outro blog... estranho né??? Bom... dexapralá...Adorei tua participação lá no blog!!!! Beijos e abraços!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Estava buscando imagens no Google para ilustrar um texto e vim parar aqui, em seu espaço! [ Grata surpresa! ]
    Gostei muito de suas postagens, de suas colocações.
    Escrevi sobre isto hoje em meu blog. Sobre a covardia das pessoas em omitir suas opiniões, suas reais ideais por uma falsa "conveniência".
    Voltarei mais vezes.
    Paz e bem!

    Meu blog http://paraqueservemosdias.blogspot.com.br/
    Beijos meus,
    Carpe.

    ResponderExcluir