sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Respeito. E só.

 
Hoje eu entrei no salão de beleza que frequento e a cabeleireira nova logo veio me perguntar se eu já aceitei Jesus. De cara pensei em dar uma má resposta, mas como menina boa que sou, respondi lançando outra pergunta:

"Você é recém-convertida"?

E ela balançou a cabeça dizendo que sim.

Respirei e lembrei daquela propaganda pela paz: contei até dez e respondi de forma sutil.

Expliquei para a moça que há 30 anos sou Catótica e que desde que me entendo por gente, Jesus nunca esteve perdido. Talvez, as pessoas é que se perdem...

A moça me replicou várias vezes questões relacionadas ao catolicismo e eu apenas a explicava o que realmente é e o que as pessoas que não entendem e não participam, dizem que são.

A conversa durou muito para mim, que não suporto chateação, e pouco para ela, que não teve a oportunidade de me falar tudo o que aprendeu na Igreja há cerca de um ou dois meses. Pela fisionomia, não gostou do que ouviu. Sim, eu disse que não tenho o hábito de sair por aí convidando todos para assistirem a Missa e implorar pela presença de uma pessoa que talvez nem queria estar ali, ir até a Igreja apenas para me agradar. Tem aquela parte também de que religião não salva ninguém...

Além de 'atacar' a minha religião ali, na minha frente, ela fez questão de 'atacar' outras religiões, bem como outras crenças, o satanismo e o ateísmo. Quanta falta de respeito! Me senti mal, de verdade. Não por ela ter 'atacado' a minha religião, mas sim por saber que em um mundo de concepção 'moderna' em que a liberdade de expressão e de escolha podem vigorar (dentro das legalidades), ainda existem pessoas que não sabem o que de fato é o respeito.

Tenho amigos cristãos (protestantes, católicos, espíritas), budistas, ateus... E nem por isto deixo de amá-los e respeitá-los. Aos ateus, por exemplo, além de pedir boas coisas a eles em minhas orações, dedico a eles também o meu respeito. Ah, mas se é ateu, por qual motivo incluí-los em minhas orações? Porque esta é a minha fé, é a minha forma de pensar e agir. Aos que quero bem, ofereço sempre o que tenho de melhor. Da minha boca sai aquilo que o meu coração está cheio!

8 comentários:

  1. Anônimo22:22

    acho q presenciamos uma discussão parecida,ontem em frente sua casa.rsrs foi mt engraçado,eu acho q vc ficou magoada,não prestei atenção na confusão entre os fulanos ,mas achei uma infantilidade tremenda.bjs fique com deus gostei mt de seu blog x

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Pablo...
      Esta semana presenciei algumas situações neste mesmo contexto, mas tipo, não havia sido direcionado a mim.
      Fazer o que, né?
      É a vida que segue...
      Beijocas!

      Excluir
  2. a vida é assim mesmo amore beijinhos ke .

    ResponderExcluir
  3. Bem respondido Thah :)
    Saudades bjs

    ResponderExcluir
  4. Mandou bem, querida!
    Tb não tenho muita paciência com quem não respeita as opções alheias.
    Beijao e toda sorte do mundo naquele seu grande projeto!

    ResponderExcluir
  5. Penso assim também. Não podemos confundir religião, igreja e crenças com pessoas. Não tenho frequentado nenhuma igreja ou qualquer religião ou rito religioso, mas nem por isso sou descrente.
    Tenho falado com o criador sempre, e eu sei que ele tem me escutado. Um dia cantei uma música muito conhecida, principalmente na Bahia e de forma de brincadeira inclui o nome de uma pessoa amiga na letra. Essa pessoa ficou furiosa e disse que aquilo era macumba, que não era coisa de Deus, então a respondi educadamente:
    - Não, realmente isso não é coisa de Deus, isso é ignorância das pessoas com a cultura negra.
    O que temos a fazer é respeitar as opiniões alheias, as crenças, aceitando as pessoas e suas diferenças, sejam elas quais forem. Cada um carrega consigo sua verdade, sejamos mais tolerantes, e assim, seremos mais felizes!

    ResponderExcluir
  6. Estou longe da igreja faz um tempo, mas longe do Pai nenhum segundo. Quando as pessoas entenderem que igreja não leva ninguém a canto nenhum as coisas podem mudar. Claro que, como humanos, precisamos de mais gente pra nos "animar" e, além disso, temos que propagar a ideia cristã no mundo (essa é a nossa missão), mas Deus é tão sábio (Ele é a sabedoria) que em sua própria Palavra disse que haveria aqueles que não ouviriam, então bata poeira dos seus pés e siga. "Sirva a Deus em AMOR, GRAÇA, LIBERDADE E SINCERIDADE DE CORACAO. Vc não precisa congregar para fazer isso. (ministério vida - Linhares)". Quando a moça lhe fez a primeira pergunta, que é a que mais é feita à pessoas que não sabemos se servem ao mesmo Deus, e obteve a resposta, era hora de parar, se interessou ela tinha uma chance, se não interessou já era. Assim como tem gente que nunca entrou numa igreja e irá pro céu, tem muita gente que vemos em igrejas que não passará pelo portãozinho do jardim celestial... e creio que verei muita gente conhecida lá... rs rs rs.

    ResponderExcluir
  7. Perfeito, Thaís. Ontem assisti ao filme 'A Filha do Mal". Quando vou assistir a um filme deste tipo peço a Deus discernimento e Sabedoria antes de assistir.E percebo porque o catolicismo leva tão a sério a questão do exorcismo e os próprios criadores do filme, produtor e diretor não entenderam ou fizeram que não entenderam por querer. O fato é que a religião católica aceita as demais(os Espíritas também) como você e eu aceitamos. Mas as evangélicas criaram uma ruptura. Os pastores, bispos, etc fazem dos seguidores um exército e são dissimulados nos seus gestos e atos e modo de vida -nem preciso explicar isso mais declaradamente. Quem convive com eles já sacou. Quem pensar um pouco mais vai entender.. São dissimulados e colocam "O Coisa" no dia a dia dos seus cultos. Recriam o mal e o colocam presente no dia-a-dia. Já o culto católico coloca a questão do mal em segundo plano, deixando isso pra Roma, por entender que quanto mais você falar sobre algo mais energia você direciona para ele. Seja o que for. E os pastores sabem disso. Só não sabem as pessoas fragilizadas que procuram tais 'igrejas' procurando respostas que elas têm dentro de si, mas que eles canalizam como querem e da forma que lhes interessam mais,
    Estou colocando isto aqui por que o tema foi aberto e você não comunga com o credo deles, apenas aceita. Porque eu não discutiria assunto dessa ordem com quem já fez conexão com esta outra forma de pensar e que já rompeu com tudo e que lá no fundo perdeu a Fé em Deus e acredita noutra ordem de coisas...

    ResponderExcluir