terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Discurso Paraninfa


Naquele fevereiro de 2013, eu parecia um tanto ‘perdida’ diante de 104 alunos... Como foi desafiador dançar, pular, perder a paciência, requebrar, sorrir e sorrir. Sim, quando se trata de vocês, o sorrir prevalece. Como evoluí como pessoa e profissional convivendo com vocês!
Cada chegada na turmona, era como o nascimento do sol. Minhas mãos eram pequenas e as palavras não cabiam em minha boca. Sem perceber, na busca de eu desenvolver bem o ofício, vocês me carregavam com braços fortes ao mostrar pra mim o quanto estavam determinados. 
Cantamos... E mesmo que um tanto desafinados, até hoje nos encantamos! Cada hora um, ou logo, juntos, mas, sempre um só em ternura. E o vento lá fora sem cessar...
Nossas mãos cresciam e já falávamos nossas palavras em conjunto. Conhecimento. Davam-me alento. 
Os passos que deveriam ser de gigantes, que eu tanto me orgulhava em assistir os tropeços (os meus e os seus), faziam com que caminhássemos juntos à medida que nossos passos curtos, aos poucos se tornavam maiores, de aprendizes.
Vieram as palavras escritas e junto delas as contas da Teoria Matemática da Comunicação. Ou vocês já esqueceram que com os ‘ruídos’ a vida fica muito incompleta?
Como é válido lembrar das armações de datas shows e das nossas armações, né? E aqueles teatros que transformavam não só uma sala, mas envolvia todo o bloco? Pessoal... Até feira de metodologia nós fizemos, e desta vez, envolvemos todo o campus. Vocês são tão barulhentos – até hoje – que talvez esta tenha sido nossa primeira identificação. Porque onde tem barulho, um movimento... Cá estou! E como é bom fazer barulho que ecoa amor... E como é bom amar vocês...
Vocês incomodaram muito. E incomodaram no bom sentido. Sabem por quê? Porque são iluminados e produtivos, e este tanto de luz própria sentada aí, ultrapassam as luzes natalinas e mandam vê como a maior das maiores constelações!
O vento lá fora continua soprando sem cessar. E o a previsão do tempo é: ele tá passando. E vocês se deram conta disso, arregaçaram as mangas e tenho certeza que continuarão mandando vê! 
O aprendizado é eterno: a vida na escola, escola da vida e educação familiar. 
Neste momento o sol ainda não está a pino, eu sei. E como vocês, sei de mais uma meia dúzia de coisas. E só. 
Aproveito a ocasião para parabenizar, além da turmona de Pedagogia, os formandos do cursa de Psicologia, colegiado que também tenho orgulho em fazer parte. Represento também a paraninfa de Psicologia, Dany Lorenzon. Parabenizo o patrono da turma A, Adaleir, que tem minha admiração. E a turma B, por coincidência, tem como patrono o meu irmão André, psicólogo e mestre nesta profissão tão linda, amada e respeitada. Ah, para não causar ciúmes, minha irmã professora Anny, é lindo vê-la atuar na área também! Bem  como todos os professores aqui representando nossa respeitada instituição de ensino.
E eu sou a única filha de meus pais que não escolhi seguir a área da psicologia. Mas, é imensamente válido lembrar, que mesmo eles psicólogos e eu jornalista, nós três escolhemos nos dedicar ao ensinar e ao saber em sala de aula. Ah, galera da Pedagogia, que delícia é ser e estar professora! 
E junto disto, inclui-se a certeza de que o vento lá fora sopra sem cessar, e que hoje podemos dar as mãos e nos abraçar mais que antes. Podemos também caminhar buscando brisa e frescor no vento, que não para de passar; ou como o tempo, que não cessa de soprar.
Que Deus, em sua infinita bondade, segure as mãos de cada um de vocês e continue os guiando no caminho do bem, do amor e de muita luz. Madrinha jamais deixará de amar esta turmona! Sucesso pra nós!!! ❤


2 comentários:

  1. Muito bom depois de um tempo reler essas palavras, os desafios continuam após colação de grau, por vezes mais intensos... só que tem um desejo incontrolável aqui dentro por concluir essa missão, ainda não sei onde ou quando, apenas sinto Como, por mais que não consiga decifrar exatidão... sei que os planos para o meu futuro como professora estão firmes. Obrigada por Tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que linda você, pessoa da mente brilhante! Obrigada pela reciprocidade do aprendizado que ainda permanece. Sucesso!!!
      Beijo. <3

      Excluir