segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Horário de Verão




Inicialmente o Horário de Verão me incomoda tanto que resolvi pesquisar sobre a história dele. Descobri que antes de ser adotado no Brasil por questões relacionadas ao baixo custo de energia (o que é uma tremenda utopia!), a ideia de adiantar os relógios para aproveitar melhor as horas de sol foi lançada em 1784 pelo político e inventor americano Benjamin Franklin, numa época em que ainda não existia luz elétrica.

No Brasil, o Horário de Verão foi adotado pela primeira vez em 1931. Desde 1985 o horário de verão é adotado anualmente. 

Se Benjamin Franklin criou o Horário de Verão quando não existia luz elétrica, por que cargas d’água o Brasil adotou este ‘recurso’ quando já estávamos bem acelerados com a invenção de Thomas Edison?

Neste período, os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas. Além do mais, o uso de ventiladores e ar condicionado torna-se excessivo, o valor da conta de energia vai lá em cima e a ‘ideologia’ principal do Horário de Verão é a economia do consumo, reduzir os custos... Um tanto quanto contraditório com o objetivo!

Enquanto meu organismo se adapta ao ‘novo fuso anual temporário’, sofro efeitos colaterais. Quando estou começando a me acostumar com esta ideia, o Horário de Verão vai embora. Vai entender, né? E que chegue logo 13 de fevereiro de 2013!



7 comentários:

  1. Anônimo10:43

    O Brasil poderia ficar um ano sem o horário pra fazer o comparativo se realmente ha economia devido a mudança ou se de qualquer jeito isso acontece.

    ResponderExcluir
  2. Pra mim o bacana do horário de verão no BR é que diminui a distância de tempo entre nós... fica mais fácil falar com as pessoas por telefone. Semana que vem acaba o horário de verão aqui. Isso quer dizer que em duas semanas, a diferença de tempo passa de 4 para 2 horas. Bem mais razoável, né?
    Bjao e boa sorte com o calor, querida!

    ResponderExcluir
  3. Nina15:01

    Sempre detestei horário de verão, e isso mexe sobremaneira com meu humor. Mas estou constatando, que tem pessoas que adoram isso. Essa semana, aqui em Vitória, presenciei meus amigos vibrando com o novo horário. Diante disso estabeleci as diferenças: Em Pinheiros as pessoas começam a trabalhar muito cedo. Aqui, as coisas começam a funcionar mais tarde. Assim, a população aproveita que sai do trabalho com dia claro, e a orla fica lotada. Penso que esse horário só agrada quem mora no litoral.
    Eu também fico torcendo pra q o tempo passe depressa e que 13 de fevereiro chegue logo!
    Bom trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Saudações Thaís!!! Já ouviu aquele ditado: O QUE É BOM PARA OS EEUU NEM SEMPRE É BOM PARA O BRASIL? E vou além, nem sempre o que é bom para outros países no mundo significa ser bom pro nosso país! Fala sério!!! Economia de 5% de energia é ridiculo! Se saísse da casa doa 10% tudo bem... chega né, se não vou desossar essa HIPROCRISIA!rsrsrs Beijos e abraços!

    ResponderExcluir
  5. Taís, como vai?
    Acho que poderíamos ficar sem esses transtornos de mudanças de horários já que não existe nenhum benefício real para o povo.
    Concordo quando vc fala que quando a gente acostuma muda. Difícil!
    Abraço.
    iara.

    ResponderExcluir
  6. Oi minha querida amiga.
    Lindas sugestões.
    Olha a minha última postagem no blog: já estamos fazendo isso.
    É maravilhoso mesmo, ainda mais com a família.
    Obrigado pela visita.
    Esse horário de verão "É pra acabá"(como falamos por aqui no MS).
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Ahhh aqui em Salvador estou livre do horário de verão rsrs.

    ResponderExcluir