domingo, 23 de dezembro de 2012

Homenagem aos meus alunos e afilhados



Hoje venho dividir uma grande alegria com vocês: fui escolhida para ser paraninfa de uma turma de Publicidade e Propaganda. Nem precisa dizer que fiquei surpresa e mega feliz, né? A colação de grau que aconteceu dia 21 de dezembro foi linda! Confesso que me emocionei em alguns momentos...
Ausente de ‘normas’ e afins, e um pouco descontraído, elaborei um texto para homenagear meus queridos afilhados publicitários!
Beijocas!!!
Meus afilhados do coração


“Lembro como se fosse hoje a primeira vez que entrei em sala de aula para me apresentar para esta turma. Naquele 2009 eu fui a primeira professora do primeiro período de publicidade e propaganda. E como a primeira vez a gente nunca esquece...

Os olhares eram firmes e cheios de interrogações. Tanto os meus quanto os de vocês. Vocês estavam empolgados, com sede de aprender. E eu, uma mera aprendiz, já sabia que com vocês aprenderia muito. E como aprendi!

Aprendi que em uma sala de aula a relação é muito mais do que ensinar o conteúdo didático. Com vocês, aprendi que lecionando cria-se um elo de afetividade e de invadir outros campos profissionais: algumas vezes atuei como mãe, irmã, amiga, psicóloga e até mesmo como palhaça. Era bom fazer uma piadinha e tirar dos rostos, muitas vezes cansados, um simples e aberto sorriso. 

Ao saber que fui escolhida para ser a madrinha de vocês, tive mais uma confirmação da reciprocidade. Sim, vocês marcaram muito minha vida e jamais vou esquecer de cada instante que vivemos juntos. 

Aline, nunca vou esquecer daquela saladinha de frutas que você vendia nos intervalos. Hoje confesso que embora eu falasse que gostava dela pura, natural, eu sempre quis pedir com leite condensado e não pedia para não pesar a consciência.

Iara, a sua forma de tirar dúvidas é ímpar. Lembro bem de você anotando suas dúvidas durante a aula para tirá-las comigo após o sinal. Independente da forma, você está corretíssima: jamais durma com a dúvida! Pode ter certeza que eu, nada discreta, busco aprimorar meu comportamento para ter ao menos um terço de descrição como você. 

João Vitor, seus óculos de grau o uniforme social com que você chegava em sala de aula ficaram marcados em minha memória, tanto quanto o seu jeito totalmente contraditório de se comportar de forma pessoal: gostar de tatuagens e rock’n’roll, por exemplo, distorce seu comportamento, digamos que inicial. Muito boa a sua camuflagem.

José Lucas, pelo menos durante o meu tempo aqui na Univc, você sempre foi muito discreto, mais calado. Confesso que por várias vezes quis entrar em sua mente para saber o que se passava. Chegava na prova... Bingo! Constatava que assimilava o conteúdo e chegava à conclusão de que quem fala pouco, observa mais e produz um tantão. O campo publicitário precisa muito de cabeças pensantes.

Kauany, seu jeito bobelô é encantador! O que não foi encantador foi a sua fisionomia do dia que eu descobri que o seu irmão é meu amigo. Sim, após este dia seu rendimento melhorou muito em minha disciplina!

Renata, vários momentos são marcantes quando me refiro a você, mas, manter a minha marca registrada de me chamar pelas iniciais ‘TL’ até hoje, é tão significativo quanto o dia que fiz suspense em sala de aula indicando que você tivesse ido mal em minha prova, quando foi a única que a fechou de forma com que ela virasse minha chave de correção.

Stefany, durante as minhas aulas era possível ler em seus olhos a sua preocupação entre associar o tempo para aprender o conteúdo e tomar aquela gelada no bar do Sílvio. Permaneça assim, dividindo seu tempo para o profissional e o lazer e nunca deixando de dar conta do recado!

Taynan, quando você entrou para o curso, já estávamos um pouco avançados com o conteúdo em sala de aula. Isto não te intimidou para estudar e nos acompanhar. No seu primeiro dia de aula nesta turma, lembro que mais respondi suas dúvidas do que toquei a matéria. Este é o caminho: Ousar para atingir o objetivo!

Diovane, Heber, Luciane e Mirian, infelizmente não tive a oportunidade de lecionar para vocês, e quero deixar registrado aqui em público a minha eterna gratidão por terem me aceitado como madrinha. Pelas redes sociais percebi que são muito cativantes. No seminário que esta turma produziu e eu saí de Pinheiros apenas para assistir, concluí que vocês também são muito capazes e criativos. Sabe aquele lance de que as coisas acontecem na hora certa com as pessoas certas? Pois é... Não foi em vão que vocês foram destinados justamente a esta turma! Ah! E digo mais: Estou à disposição para dividirmos conhecimentos de Introdução às Técnicas da Comunicação. Será uma delícia falar para vocês de signo, significado e significante, ao ponto de deixá-los íntimos de Suassure e Peirce!

Bom... Falar de cada um de vocês de forma limitada não é fácil. Assim como é lembrar dos outros colegas que iniciaram o curso e hoje não estão aqui. É difícil também expressar sentimentos. Se fosse fácil descrevê-los, os poetas da escola Romântica teriam se expressado de uma única forma, certo?  

Em minha concepção, falar é uma coisa, escrever é outra e sentir é outra totalmente diferente. O sentir, inclusive, é muito difícil de expressar falando ou escrevendo. Despeço-me aqui, de uma forma escrita e falada. Mas, do que eu sinto por vocês, podem ter certeza que jamais me despedirei. Como diz aquela música muito cantada e dançada pela Cultura de Massa, que é também produto da Indústria Cultural, “Romance é Romance e um lance é um lance”. Mas a parte desta que devo me referir a vocês é a de que amor é amor e este sentimento nunca acaba!

Sucesso para todos vocês e jamais se esqueçam de que mesmo longe, eu estarei sempre aqui!”

6 comentários:

  1. Thais, que lindo post! Os seus "afilhados" devem ter ficado muito emocionados! Parabéns pela homenagem.

    ResponderExcluir
  2. Linda homenagem, Tha!
    Imagino a emoção da moçada!
    Beijao

    ResponderExcluir
  3. Thais minha linda,quero te dizer que pude ter o prazer de vê-la pronunciar estas lindas palavras pessoalmente,pois estava presente.Uma prima/irmã minha estava se formando em Pedagogia.Vi quando sua voz estremeceu quando disse que AMOR É AMOR...Achei um máximoooo,foi muito feliz nas tuas palavras e muito sincera tbm.Demonstrou ser não somente uma ótima profissional,mas uma amiga em sala de aula e isto é muito bom,passa segurança sabe.Parabéns viu!!!Sem falar que é maravilhoso se sentir querida por todos né?

    Bjus e sucesso em 2013!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleidi, este comentário seu é antigo, mas confesso que volta e meia venho aqui lê-lo, de tanto que gostei!!! Beijos!

      Excluir
  4. “É dentro de você que o ano novo cochila e espera desde sempre.” Paz, Luz e Sucesso em 2013.
    Um grande abraço e Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir