quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O Natal se aproxima... É o aniversário de Jesus!!! Temos que celebrar a vida!

Abaixo, segue uma matéria (que fiz para ser publicada em meu Jornal) de uma senhora muito sábia que mantém a tradição de fazer presépio Natalino há quase 60 anos. Quem é esta senhora? Minha avó, minha rainha! O orgulho que sinto é tão grande que não cabe em mim...

Tradição Natalina: Iracy Mota monta presépio há quase 60 anos
Pinheiros - A professora aposentada, Iracy Pereira da Mota, ainda brinca de ser criança com o sonho de Natal. Todo ano, ela monta em sua casa, seu presépio natalino já famoso na cidade e aberto ao público, em sua própria residência. A tradição, de quase 60 anos, é renovada a cada Natal - e este ano não é diferente.
Natural de Ataléia, Minas Gerais, ela conta que desde que casou, nunca deixou de montar o presépio natalino. “Onde eu morava, muitas mulheres morriam no parto. Então fiz uma promessa para Nossa Senhora do Bom Parto, para me iluminar sempre que eu fosse dar a luz aos meus filhos. E a promessa foi válida para mim, as mulheres de minha família, amigas, enfim, todas as mulheres. Prometi que enquanto eu tivesse viva, faria o presépio, e assim eu cumpro”, explicou.
Dona Iracy a cada ano abre as portas de sua casa para que o povo possa ver seu presépio, cheio de enfeites e decorações temáticas e eletrônicas. É uma maneira de ela permitir que os outros tenham uma oportunidade que ele não teve. Alessandra Cremasco, visitou o presépio de dona Iracy pela primeira vez e ficou encantada. “Ela é muito criativa, se preocupa com cada detalhe. É mais bonito do que as pessoas comentam”.
Anésia Leite da Fonseca, disse que é impossível não lembrar da tradição que dona Iracy tem. “Dezembro é Natal, é mês de festa e é também mês de visitar o presépio da dona Iracy. Cada ano que passa, ela capricha mais”.
Todo ano, dezenas de pessoas visitam o presépio de dona Iracy, que é montado início de dezembro e desmontado após o dia 6 de janeiro. “Todo ano faço uma reza aqui em minha casa para comemorar o Dia de Reis, que é dia 6 de janeiro. Meus amigos e minha família compartilham desta alegria comigo, que virou tradição. Tem gente que nem preciso avisar que terá o momento de oração aqui em casa, simplesmente comparecem, pois sabem que não falho”, concluiu dona Iracy.
PRESÉPIO
O presépio é uma montagem com peças, que faz referência ao momento do nascimento de Jesus Cristo. Com o menino Jesus na manjedoura ao centro, o presépio apresenta o local  e os personagens bíblicos que estavam presentes neste importante momento cristão.
De acordo com fontes históricas, o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis no Natal de 1223. O frade católico, montou o presépio em argila na floresta de Greccio (comuna italiana da região do Lácio). Sua ideia era montar o presépio para explicar as pessoas mais simples o significado e como foi o nascimento de Jesus Cristo.
É tradição em várias regiões do mundo a montagem do presépio na época de Natal. Os presépios podem ser em vários em tamanho e materiais usados. Existem presépios minúsculos e outros em tamanho real. As peças podem ser feitas de madeira, argila, metal ou outros materiais. O mais comum, atualmente, é a montagem dentro das casas das famílias cristãs. Porém, encontramos também presépios em lojas, empresas, praças, escolas e outros locais públicos.

Plano detalhe do miolo do presépio da vovó

Tentei de TODAS as formas, mas não consegui que a segunda foto ficasse na vertical. Inclinem a cabeça aí, e se maravilhem na arte da minha avó! ^^


8 comentários:

  1. Anônimo20:05

    que lindo que ficou
    um feliz natal pra você

    ResponderExcluir
  2. Não gosto do natal, mas agradeço as tuas palavras.
    Que o 2012 possa concretizar todos os teus sonhos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Feliz natal pra ti... E novo ano completo de realizações.

    ResponderExcluir
  5. Quero desejar-te um Feliz Natal!

    Faço também votos para que 2012 seja um ano de mudança para melhor, que alcances o que mais desejas… sobretudo que sejas muito feliz!

    ResponderExcluir
  6. Amyne Rampinelli12:09

    O ano passado tb fiquei maravilhada!
    Esse ano pretendo me surpreender mais!
    Ela me surpreende em todos os momentos,ela é maravilhosa!

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da matéria!
    Vovó é demais! Ah! Ela me ameaçou pensando que fui eu quem colocou a foto dela no jornal tá?
    kkkkkkkkkkkkkkk
    Veja também o vídeo que eu fiz!
    http://vimeo.com/34166569

    Beeeijos, boas festas

    ResponderExcluir
  8. Coisa linda, minha querida!! A família toda tem dons especiais. Parabéns pra vcs e sejam felizes! Bjos

    ResponderExcluir