quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Super-Ação



Marquim, Fofão, Luciane, Gui, eu, Murillo e Jhessica


Localizada a 22 km de centro de Boa Esperança, a Pedra da Botelha é considerada o cartão postal do Município. O local atrai aventureiros de toda parte para a realização de escaladas, rapel, vôo de parapente, e caminhadas ecológicas. Hoje em Pinheiros é feriado municipal: Dia do Evangélico. Para aproveitar a folga, um grupo de 7 amigos resolveram escalar a Pedra da Botelha, e neste grupo quem estava? Eu mesma! :-) 

Confesso que topei esta aventura mais pelo Gui, que se amarra em esportes radicais e mais uma série de ‘programas de índio’. De tanto eu ouvir dele que sou muito ‘urbaninha’, aos poucos estou mudando por dois motivos: para agradá-lo e para me permitir vivenciar novas situações.

Gui e eu acordamos cedinho para prepararmos lanche, garrafa de água e mega dispostos para completarmos o percurso de 5220 metros de altitude. Como combinado, nos encontramos com o grupo e pegamos estrada. Para chegarmos ‘no pé’ da Pedra da Botelha, gastamos cerca de 1 hora de carro, entre asfalto e estrada de chão. Animados e todos super empolgados para iniciar a aventura, Fofão, que realizou o percurso hoje pela 14ª vez, nos tranquilizou e disse que não era pra ter pra ter pressa, que o bacana da subida era vencer o percurso e estar em contato com a natureza. Ah! Esqueci de 1 detalhe: tirando Fofão, apenas 1 pessoa estava fazendo o percurso pela segunda vez, o resto era todo de marinheiros de primeira viagem. 

Logo no início, já vi que talvez, ‘aquilo’ não fosse para mim. Pensei em desistir antes que o meio do caminho chegasse, mas o grupo não permitiu. Até porque, o trajeto é todo de pedras, mata fechada, muito cipó, pedras lisas e cascalhos, animais selvagens, insetos... Algo que se alguém não fosse voltar comigo, seria impossível. E como eu entendi que era, segui. Entre trancos, barrancos, derrapadas, partes do corpo raladas, muita sede, busca de muita disposição, calor, trabalho em equipe e vontade de chegar logo, completamos o percurso da subida em 1 hora e 50 minutos. 

Ao chegar ao topo da Pedra da Botelha, Todos nós ficamos maravilhados. Fizemos um momento de oração na delícia de estar em contato com a natureza, em um lugar que o homem não modificou. Fiquei impressionada com o jardim das bromélias. Isto mesmo, naquela altitude, nasce lindas bromélias nas pedras, entre outras plantas. Pude encontrar situações que jamais vi de perto. Talvez acreditasse que existia, mas ali eu estava vivenciando e vendo com meus próprios olhos. 

Conhecemos o local, passeamos, tiramos uma pancada de fotos. Mas o cenário natural ‘ofuscava’ qualquer gracinha ou pose que buscávamos. É impossível competir com a natureza! 

Após um passeio de cerca de 1 hora pelo topo, resolvemos descer. Eu já cheguei lá em cima com a seguinte ideia: ‘a subida foi tensa, mas pra descer, todo santo ajuda. ’ Eu só não sabia que estava completamente enganada!

Para descer foi muito mais difícil. Já estávamos cansados da subida, o sol estava fritando a moleira e o corpo todo, nossa água acabou antes da metade do percurso... Teve até quem perdeu a sola dos tênis e até quem os perdeu por inteiro e teve que concluir a descida descalço. Comigo o que aconteceu, foi ter a minha calça descosturada e eu ficar com a calcinha super a mostra! Hahahahahahahaha... É verdade, como desci grande parte do percurso ‘de bunda’, a linha da costura rompeu e deu no que deu! 

Em vários momentos da descida, eu não pensei em desistir, pois sabia que precisava concluir a chegada para ir embora. Se eu desistisse, ia ter que morar ali pra sempre, e como diz o Gui, eu sou muito ‘urbaninha’ pra isto. Confesso que me desesperei em vários momentos, até mais do que na subida. Minhas pernas tremiam, eu perdi o jogo dos braços várias vezes, tive a sensação de desmaio e até chorei. Mas a equipe estava ali comigo o tempo todo. Tipo, todos do grupo encontraram dificuldades (mesmo os mais experientes) mas, quero dividir com vocês a minha experiência.

Após 2 horas e 40 minutos de descida, nem tínhamos força para comemorar, mas, com corpos cansados, enxergamos no rosto de cada um, um imenso sorriso de satisfação. Entramos nos carros e seguimos para nossas casas: cansados, com muito calor e famintos! 

Desta experiência eu tirei a seguinte conclusão, embora dissesse por várias vezes em meus momentos de desespero que nunca mais voltaria lá: após escalar a Pedra da Botelha, passarei a ver a vida com mais atenção, cautela e confiar mais em mim, pois sei que nesta aventura tive uma superação. O próprio Gui disse que em tempos atrás eu nem aceitaria a ideia.

Subir a Botelha não foi fácil, e assim é a vida. Precisamos enxergar bem onde pisamos, nos apoiar em quem realmente confiamos, saber que vamos escorregar e tropeçar, encontrar dificuldades absurdas e não podemos deixá-las tomar conta da gente. As dificuldades existem e devemos agir diante delas com muita sabedoria, por mais que o desespero, choro e fraquezas surjam. Para chegar ao topo, é preciso de garra, perseverança, pessoas confiáveis, entender que somos parte de um conjunto social e saber que é preciso partilhar as coisas na vida, independente do que seja. 

Para iniciarmos um projeto em nossas vidas, às vezes é necessário deixar a experiência que obtivemos sucesso ao chegar no topo, percorrer o caminho de volta – que pode ser mais demorado do que as conquistas – e começar tudo do zero. Voltar pra casa é apenas um detalhe confortável, de que temos um lar com comida, água, roupas limpas, família e um lugar aconchegante para descanso. Muitas vezes, perdemos muito tempo reclamando do que não compensa e esquecemos-nos de ser gratos pela estrutura que temos, que em vista de muitos menos favorecidos economicamente, é aristocrático.

Sei que pode parecer ‘narcisismo’ dizer que reconheci minha superação, mas deixo claro que esta não é uma autopromoção. É apenas uma experiência que levarei comigo para o resto da minha vida, e, como não canso de dizer que o que é bom e faz bem merece ser compartilhado, aqui estou!













8 comentários:

  1. Agnaldo Costa08:52

    Eu me orgulho muito de você, que Deus lhe dê muita disposição e coragem para vencer todos o desafios que cruzarem seu caminho, pois obstáculos você já sabe que podemos vencer e seguir em frente. Não ha nada na vida que não conseguiremos fazer se tivermos Fé em Deus e coragem para ir em busca de nossos objetivos. Muito Feliz com nossa aventura e certo que termos muitas outras. Te Amo.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, minha amiga. Eu tenho pavor dessas subidas. Já fiz do Morro do Moreno e sei bem o que é essa superação que você falou. Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Tath!!!! Tô mega feliz por ter conseguido e não desistido, apesar de todos os obstáculos e estou feliz tbm por saber que você será minha guia na próxima vez q for a Pinheiros hehehe... já pode falar com o Gui :D
    De tudo se tira lição, tá vendo... e as fotos ficaram lindas!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Hahahaa! Muito bom! Fez bem demais em dividir!! Ótimo subir e descer esse monte com vcs e rir dos contratempos. Parabéns pela aventura, querida. E vê se costura a calça!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Foi com certeza uma super aventura. Acho que o "GUI", como você o chama, tem razão em querer que você se envolva em aventuras assim, que alguns chamam de "Programa de Índio", mas que mexe muito com a gente. É como descobrir que o mundo real existe, que não é só na tela do pc que podemos encontrar satisfação. Parabéns a você pela aventura e Parabéns ao "GUI" por ter te convencido a fazé-la.

    ResponderExcluir
  6. Oi Thaís,
    Muitas vezes as dificuldades aparecem pra ver como reagimos diante delas,é a maneira como as ultrapassamos que nos diferencia.
    Não sei se conseguiria fazer uma trilha assim,tenho vontade claro de tentar um dia,talvez,mas imagino o quanto foi difícil pra você.
    Mas a sensação de dever cumprido é ótimo não é mesmo?!
    Nossa fiquei maravilhada com as fotos da vista lá de cima,é lindo!
    Um ótimo final de semana,=)

    ResponderExcluir
  7. Saudações Thais! Viu só como é bom insistir! Veja que dia maravilhoso que passou! Obrigada por me levar junto, rsrsrs, pois acabei de conhecer mais um lugar bacana!!!Beijos e abraços!

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Já enviou sua fotografia para o concurso do Enredo de ideias?

    http://enredodeideias.blogspot.com.br/2012/11/concurso-de-fim-de-ano-enredo-de-ideias.html

    Fique atenta ao prazo. Beijinhos Boa noite!!

    ResponderExcluir