quarta-feira, 9 de julho de 2014

EmCantos

Enfeitiçar por meio de supostas operações mágicas, criar funções de um estímulo em função do que esteja em torno, se encantar por meio de uma reação externa, provocar a sensação de interesse intenso e buscar neste o que é bom, agradável ou maravilhoso. Tudo isto está associado ao significado encantar.
Mais do que coisas/objetos, o que me encanta são pessoas. Sorrisos, olhares, ações, atitudes do bem, carinho, abraços, beijos, atenção... É muito o e em que me encanta.
O que desencanta também entristece. Decepciona. Desaponta. E até causa desilusão, e ilusão é o contrário de desilusão. Ilusão é a troca da aspecto legítimo por uma ideia falsa. A ilusão cega a razão para que não seja possível discernir a realidade dos fatos. Como o encanto, a ilusão pode ser causada por elementos externos.
Em “Ilusión”, Julieta Venegas encanta ao cantar com Marisa Monte. Em uma melodia verdadeira e real, e timbre suave, é possível viajar quando é contada uma história que uma vez existiu uma ilusão e que se foi por não saber o que fazer...
Muito do que encanta ilude, e tudo que ilude encanta. É desencantador estar ao telefone e a ligação ser interrompida, bem como é bom receber outra, do nada - e já esperada – com uma satisfação do que possivelmente aconteceu. Ilusório é saber que as coisas podem, mas não irão mudar. ‘Elo de ligação’ é redundante, bem como saber que as coisas não irão mudar. E talvez, nem possam.
Mudanças também me encantam, mesmo quando iludem. Não me encanta estar em cantos diferentes.



Segue vídeo para 'deliciação' de "Ilusión". 





2 comentários:

  1. Será que o """"SÉCULO XXI"""" tem culpa de eu estar lendo: encantos... E já pensar em desencantos?!...
    [...] O grande problema dessa nossa geração, é achar que apenas o ato de conquistar basta. Que meias palavras, meias atitudes, meios sentimentos demonstrados são capazes de atrair a relação para a vida toda. Mas não são. Não atraem. Não mantém. É preciso mais ENCANTO para se manter um relacionamento do que para se conquistar um.

    ResponderExcluir
  2. Interessante texto!
    Uma música que desconhecia num fantástico dueto!
    Amei, obrigado Thaís!

    ResponderExcluir