sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Qual é o conceito de Política?

             Antigamente, nas tribos primitivas mais numerosas, havia um chefe que distribuía justiça e consultava, para decisões mais sérias, um conselho de anciãos, chefes das famílias mais poderosas. A unidade tribal fundamentava-se, em verdade na crença em que todos os seus membros descendiam de um ancestral comum.
          Na obra "Príncipe", Maquiavel defende a constituição de um poderoso Estado, que é colocado acima de qualquer consideração de ordem moral. Tomás Morus, em "Utopia" idealizava uma organização social baseada na igualdade de todos os cidadãos e na existência da propriedade privada e do desemprego.
         Pode ser que você que leu os dois parágrafos acima tenha um conhecimento amplo de 'política' e entenda o 'Ramo das Ciências Sociais'. Se eu insistir com termos do tipo "análise sistemática da estrutura e funcionamento do governo", você que não tem conhecimento vai me criticar dizendo que estou escrevendo 'grego', sem saber que a Grécia foi uma importante doutrina da política da Antiguidade.
          Pelo visto, falei, falei e nada disse, não acha? Na verdade, isso foi intencional. Calma! Não estou fazendo hora com sua cara, na verdade, só quero te alertar que o que fiz no início do texto foi um esquema de discurso político, parecido com os dos candidatos em época de campanha. Falar bonito só é bonito quando é fundamentado e a linguagem deve ser de acordo com o público-alvo.
         Será que você foi alvo de atender ao pedido de um candidato de acordo com o seu plano de governo, por falta de opção, ou porque ele é seu amigo?
          Pense que, como o termo "política" tem uma história, o candidato que você escolheu tem um passado. E mais: política virou politicagem porque o povo age de acordo com interesses pessoais. A 'então' palavrinha de oito letras é bem mais forte e ampla do que você possa imaginar.

Thaís Livramento
11 de outubro de 2004 

11 comentários:

  1. A política é a defesa de interesses!
    Esta não é uma visão simplista... mas abrangente.
    Ora pensa um pouquinho.

    ResponderExcluir
  2. Oi.
    Gosto em conhecer seu blog, muito interessante!

    Política... penso que é uma palavra universal. Em todo lado está ligado a interesses, corrupção tirar aos que menos têm em favor dos que mais têm...
    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  3. Faço minhas as palavras do mfc, penso da mesma forma.

    Um beijo, Thaís.

    ResponderExcluir
  4. Olá Thais! Saudações Literárias...
    Passei por aqui e achei muito bem cuidado e interessante o seu espaço.
    Parabéns!
    Sempre que eu puder voltarei para ver as novidades.
    ♥ Abraços de Luz.

    ResponderExcluir
  5. POlítica talvez seja o rege os interesses de um povo e o defende como citou mfc...

    Embora nossos caros governantes não nos convença disso!

    ResponderExcluir
  6. Saudações! Ahhhhh a política... sempre rende mita prosa... muita alfinetada e muita tristeza! Beijos e abraços!

    ResponderExcluir
  7. Consegui "eleger" apenas dois,
    uma deputada federal e uma senadora,
    que acompanho firmemente.

    ResponderExcluir
  8. O conceito de politica é muitas vezes confundido com regime. Politica é o pensamento que cada um de nós tem sobre tudo aquilo que tem implicações numa comunidade. É expressar uma opinião sobre o seu funcionamento...


    Beijos,
    AL

    ResponderExcluir
  9. Passando pra deixar um beijo de boa semana, Thaís.

    =*

    ResponderExcluir
  10. Thais,
    Política está relacionada ao exercício do poder, por isso busco a política amorosa...
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o post...
    Isso veio muito bem agora com as aulas de Adm Publica. Lá se ouve que tudo é em prol da "coletividade"... Só que o que mata são os flagelos encontrados graças a má gestão....As vezes, os interesses são outros!!!

    ResponderExcluir