segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Prefeito de Pinheiros reforça o combate à Dengue no Município


Em janeiro de 2010 foram notificados 02 casos de Dengue no Município, enquanto na primeira semana de 2011, 92 notificações foram registradas, mas ainda não saíram resultados de sorologia para confirmação da doença.

O prefeito Antonio, o secretário de Saúde Ivan e a coordenadora
da Vigilância Ambiental Joelma cosncientizam a comunidade
pinheirense junto aos agentes de endemias
Foto: By TL

Pinheiros é um município demograficamente centralizado, oportunizando um fluxo maior de pessoas. Além das chuvas e condições climáticas, outro agravante para o aumento de incidência de casos de Dengue é o descuido de parte da população em suas residências, comércios e terrenos baldios. Com o objetivo de combater o mosquito da dengue no Município, a equipe de Vigilância Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde está realizando ações mais estratégicas durante este mês de janeiro.
Nesta primeira quinzena do mês os agentes de endemias visitam todas as casas de bairro em bairro e orientaram os moradores a respeito do combate a dengue. Para intensificar ainda mais a campanha, o Secretário Municipal de Saúde Ivan Silvestre, junto ao prefeito Antonio Carlos Machado, desenvolveu estratégias para diminuir o índice de infestação do mosquito. “Além de permanecer com os agentes de endemias permanentes, o prefeito Antonio remanejou 8 servidores públicos de outras secretarias, contratou mais 6 agentes de endemias, revogou as férias de 50% dos agentes comunitários de saúde. Junto à equipe da Vigilância Ambiental Regional, concluímos que fosse necessário realizar trabalho de bloqueio em caso de dengue notificado no município com 4 bombas manuais motorizadas costais” – disse Ivan.
Segundo a coordenadora da Vigilância Ambiental do Município, Joelma Orletti Campos disse que as ações já estão trazendo resultados positivos. "Estamos intensificando o combate e já podemos perceber a diminuição dos focos do mosquito. Vamos continuar desenvolvendo nosso trabalho com determinação e prosseguir com os ótimos resultados", frisou Joelma.


Satisfação da Comunidade


As equipes destinadas à campanha intensificada
resolvem os problemas detectados 
Foto: By TL

A moradora do bairro Jardim Planalto Maria Aparecida Matos Bernardo, 23, a campanha intensificada neste mês já está surtindo efeito. “Aqui em casa mesmo, tinha uma cisterna de 8 metros de profundidade. Se não fossem as pessoas visitando de casa em casa, talvez meu problema demoraria mais tempo para ser resolvido. Agora que a Prefeitura mandou tampar, estamos livres de acidentes, nos livramos do mosquito e livramos também a vizinhança de ser infectada” – disse Maria.
Para Silma Fernandes de Souza, 41, moradora do bairro Jundiá, é de extrema importância que a Secretaria Municipal de Saúde desenvolva este trabalho reforçado, mas, é necessário que haja a colaboração da comunidade. “Não basta apenas que a Prefeitura faça sua parte e nós temos que fazer a nossa, senão o trabalho não funciona bem” – completou Silma.  

2 comentários:

  1. vim deixar um beijinho e dizer que volto logo!!!

    ResponderExcluir
  2. Orgulhoso do trabalho da amiga jornalista. Well done! Parabéns! bjo

    ResponderExcluir