segunda-feira, 21 de março de 2011

Faça o teste de satisfação no trabalho!

Felicidade não é fácil de definir. E o estado de espírito é muitas vezes determinante para o sucesso no emprego. Da relação com os colegas ao humor, tudo interfere na sensação de prazer sentida ou não no final do dia. Para tirar possíveis dúvidas sobre a relação entre trabalho e bem estar, a psicóloga Marta Zouain elaborou um teste que mede o grau de satisfação com a ocupação escolhida por você.
Responda as perguntas abaixo e depois confira o resultado:

Pergunta
Sim
Não
1.         Ao acordar para ir ao trabalho você se sente bem disposto e entusiasmado?


2.         A sua relação com o Grupo de trabalho é de harmonia e integração?


3.         Você consegue sentir prazer nas pequenas conquistas em seu trabalho?


4.         Você é visto pelas pessoas como uma pessoa alegre e positiva?


5.         Tenho constantemente a sensação de felicidade no trabalho, sem que haja um motivo específico?


6.         Eu faço planos e tenho sonhos para meu futuro?


7.         Em meu dia a dia de trabalho acontecem com freqüência várias coisas interessantes e empolgantes?


8.         Quando me olho no espelho, tenho prazer com o que vejo refletido?


9.         Ao me deitar, meu sono vem rápido e, na maior parte das vezes, durmo toda a noite sem acordar?


10.     Sou considerado uma pessoa otimista em relação a vida?


11.     Sou referência na minha profissão. Com freqüência sou consultado para emitir opinião sobre o assunto?


12.     Na maior parte das vezes olho os problemas com uma lente de diminuição e as coisas boas que me acontecem com uma lente de aumento?


13.     Vejo obstáculos do trabalho como desafios a serem superados?


14.     Se eu ganhasse na loteria, continuaria trabalhando, porém, com um ritmo mais tranqüilo de atividades?


15.     Se pudesse voltar no tempo, escolheria a mesma profissão?



Some o total de SIM e analise segundo os critérios abaixo:

De 14 a 15 respostas SIM:

Parabéns! Você escolheu uma profissão que o realiza e suas atitudes tendem a ser positivas e favoráveis diante da vida. Este comportamento tende a aproximar as pessoas de você e estas o consideram uma referência em relação a sua postura profissional.

De 12 a 13 respostas SIM:

Você provavelmente fez a escolha certa, porém, está dispersando energias que podem ser melhor canalizadas para coisas e situações que agreguem positivamente a sua vida. Faça uma revisão de suas atitudes e encontre o que hoje esta dificultando a sua capacidade de sentir mais prazer e invista para mudar. A sua não ação poderá distanciá-lo cada vez mais da tão procurada felicidade!

De 10 a 11 respostas SIM:

Cuidado. O seu momento é crítico e exigirá uma reflexão sobre a sua vida como um todo. Entenda que a felicidade está à disposição de todos e é sua a responsabilidade na busca do melhor caminho!

Abaixo ou igual a 9 respostas SIM:

Todo profissional, seja ele em início de carreira ou não, deve saber com objetividade aonde quer chegar. Ter um propósito para sua carreira profissional será determinante para o alcance da felicidade. A CORAGEM é o seu maior desafio.
Não viver os próprios sonhos é aceitar a condição de se tornar ser coadjuvante nos sonhos dos outros. Por este caminho, não há auto-estima que se sustente. Quem não acredita que pode conseguir realizar aquilo que deseja, coloca o poder de condução da própria vida nas mãos de outra(s) pessoa(s), e isso tem um impacto profundo no conceito que a pessoa tem de si mesma, tornando-a fraca, manipulável e/ou indecisa.

Escolha ser feliz tendo a coragem de mudar sua direção se esta for a condição. A hora pode ser agora!

3 comentários:

  1. Olá Thais, tudo bem? Que lindo blog!!!!
    Muito legal esse teste! Eu sempre penso que devemos fazer aquilo que gostamos, porque ai faremos bem feito! Se o trabalho não é agradável para a gente, começamos a fazer de mal gosto e ai não nos tornamos produtivos! Se sentimos prazer no que fazemos, nos empenhamos mais e colhemos mais resultados positivos!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo13:16

    Dá para ser feliz no trabalho? Olha Thá, eu acredito que sim! Este é mais um desafio que as empresas têm pela frente. Nos dias de hoje onde o stress e o mal estar vem ganhando cada vez mais espaço, tornar o ambiente de trabalho num lugar prazeroso e feliz é um enorme desafio. Já existem várias técnicas para que isto se torne uma realidade nas empresas, haja vista que uma empresa onde o funcionário se sente feliz e comprometido com as metas e propostas fatalmente será uma empresa bem sucedida. Beijos querida e manda um abração para todos por mim!

    ResponderExcluir
  3. Acho essa satisfação no trbalho vital para a saúde e para o equilíbrio de qualquer um. Já vivi tempos de não achar graça em nada da vida e resolvi o problema largando o emprego...
    bjo

    ResponderExcluir