quinta-feira, 31 de março de 2011

Você é ansioso(a)?


A psicóloga Angelita Scardua preparou perguntas para identificar se você é ansioso ou não. As perguntas sinalizam como a pessoa está lidando com os níveis de ansiedade. Quanto mais "sim" der às respostas, mais ansioso você está. É importante, contudo, levar em consideração as condições de vida atual. Há várias condições que tendem a aumentar o nosso nível de ansiedade, como por exemplo:

- Organização de casamento
- Mudança de emprego
- Mudança de Estado/País
- Desemprego
- Com filho recém-nascido
- Saindo de um divórcio
- Enfrentando o diagnóstico ou tratamento de doença grave
- Em luto

Em condições como essas, sentir-se mais ansioso do que costumava sentir-se é absolutamente normal. A não ser que o alto nível de ansiedade persista por muito tempo após o ocorrido e que passe a interferir na capacidade da pessoa viver como sempre viveu.

Você é ansioso(a)?

1 - É comum quando você está nervoso(a), para se acalmar, ingerir um algum desses itens: bebidas alcoólicas, cigarro, alimentos, medicamentos ou outras drogas?

2 - Em momentos de nervosismo, ou mesmo quando está calmo(a), é comum você observar que está com tremor nas pernas ou braços sem razão aparente?

3 - Você acha que transpira mais do que a maioria das pessoas, especialmente nas mãos e rosto?

4 - Você se considera pessimista, tendendo a esperar sempre que algo ruim aconteça?

5 - Você sente indisposição gastrointestinal (azia, náusea, diarreia, etc.) com frequência sem ter tido nenhum diagnóstico médico que explique?

6 - Você diria que para você é comum sentir o coração "disparar" e que sua respiração costuma ser ofegante; ou que às vezes lhe "falta o ar"?

7 - Você diria que dormir é um problema para você? Que acorda várias vezes à noite, tem pesadelos e/ou insônia frequentemente, e quase sempre se sente cansado(a) mesmo tendo dormido muitas horas?

8 - É comum você pensar que poderia ter feito tudo melhor, sentir-se sem confiança na sua capacidade, e ainda assim assumir mais responsabilidades?

9 - Você diria que se preocupa demais, que dá muito valor a coisas sem importância e que tem dificuldades para relaxar?

10 - Você diria que "agitado(a)", "inquieto(a)", "insatisfeito(a)", "tenso(a)", "implicante", "exigente" e "crítico" são palavras que te descreveriam?

Angelita Scardua é psicóloga, Mestre com ênfase em Desenvolvimento Adulto e Felicidade.

4 comentários:

  1. Ah, acho que ansioso eu não sou! Dessas aí, a única coisa que eu sempre faço, calmo ou nervoso, é comer! E muuuuuuuuuuuito!!! hehehe.
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Eu respondi sim para todas as perguntas, como já era de se esperar. Sim, sou ansiosa diagnosticada e desde muito nova. Mas sabe que já me acostumei, agora acho que faz parte da minha personalidade.
    Adorei o post.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Anônimo09:39

    respondii sim pra 6 !

    ResponderExcluir
  4. Anônimo08:32

    Aff... Respondi sim para todas. Estou num desespero só.

    ResponderExcluir