segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Aos Amigos e Interessados na Natureza

Foto: By TL

Muito longe de oposição política, afronte aos poderes instituídos ou rebeldia ecochata, o que me impele nesta praticamente derrotada luta para manter as 107 árvores da Avenida José Tozi (São Mateus) em pé é a vontade de que, pelo menos, haja alguma reflexão sobre a importância dessas árvores, mesmo diante da certeza de que sempre haverão justificativas para a destruição eco(i)lógica. Uma hora é o trânsito, noutra a umidade sombria sobre a casa de alguma autoridade qualquer, a 'sujeira' das folhas, questão de segurança e por aí vai. Ou melhor, por aí se vão dezenas, centenas, milhares de árvores.

Os 93% do bioma Mata Atlântica que cobria originalmente 1.110.182 km² foram suprimidos, devorados em nome do progresso, do mesmo progresso com que se pretende justificar a retirada de 107 árvores daqui. Em nome do progresso, angelins, massarandubas, angicos, paus-ferros deram lugar ao eucalipto, ao pasto, ao asfalto. A vasta biodiversidade dos preciosos ecossitemas associados da Mata Atlântica perdeu espécies que sequer foram consideradas, estudadas e tão pouco pesquisadas. Plantas que poderiam integrar a farmacopéia brasileira ajudando a salvar vidas, insetos, aves e uma infinidade de animais que tinham morada nestas florestas desapareceram com ela.

Como compensação pelo extermínio das árvores mateenses, as autoridades se comprometem a plantar debaixo dos fios da rede elétrica (dá pra crer?). Primeiro se falava em transplantar as árvores e é claro que o absurdo logo virou discurso vazio, já que era mesmo. Hoje, as autoridades admitem que talvez 13 das 107 árvores poderão ser replantadas em algum lugar. Também se comprometem com o plantio de mais 212 novas mudas de espera em ruas periféricas. Que nobre mitigação milimétrica, digna de relatório!

O fato é que a já tórrida São Mateus vai ficar um pouco mais sem vida. Mas, pela lógica do capital: contra argumentos não há fatos!

Patricia Uzelin
Jornalista e Especialista em Plantas Medicinais



P.S.: Minha amiga Pati é foda, né? Manda vê mesmo!
Dá-lhe Pati Uzelin!!!
Bjbj,
TL.

Um comentário:

  1. Eu sou fã da natureza! Se tiver um abaixo-assinado, lista ou qualquer coisa que eu possa ajudar pra proteger nossas amigas árvores, é só falar.
    Boa sorte, querida!
    bjos

    ResponderExcluir