sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Artistas do Norte Capixaba 'Pocam' no Cenário Nacional e Internacional

Emplacar a cultura underground: é isto que os artistas capixabas querem. Uns com mais sede que outros, investem seus trabalhos em diversos estados brasileiros e até mesmo em outros países.
Colatina, cidade que fica a 135 km a noroeste de Vitória e cuja economia baseia-se principalmente em torno de indústria têxtil e agricultura, foi mostrada no documentário “Na Tora!”. A produção cinematográfica expôs o clima urbano, com movimento de pessoas, fluxo do trânsito, muros grafitados espalhados pela cidade e todo o underground vivenciado no dia a dia.
Henrique Breciane, diretor de “Na Tora!”, conta que o objetivo deste trabalho é divulgar a disposição e conexão da moçada relacionado com o movimento underground, mostrando fatores incluídos no comportamento, ideologia e estrutura social.
“Fizemos um registro de como é o dia a dia de algumas bandas de rock da região e vivenciamos os principais pontos de encontro dos jovens. A cultura underground tem grande poder de expressão e comunicabilidade acerca do que acontece no mundo sob a ótica de toda uma geração”, enfatiza.
O lançamento deste trabalho foi em agosto de 2010. Colatina e o Espírito Santo foram representados pelo documentário no festival Espírito Mundo, que aconteceu na França,  cidade de Celles-sur-belle.
Também de Colatina, a banda Mickey Gang, composta por quatro garotos, surgiu espontaneamente em 2007, estourou na Europa em 2008 e acabou no início do ano passado, está de volta.
Garotos da Banda Mickey Gang
Depois de uma brecha de seis meses, o quarteto capixaba que é composto por Arthur Marques, 21 (tecladista e vocalista); João Dalla, 19 (baterista); Ricardo Vieira, 20 (guitarrista) e Bruno Magalhães, 22 (baixista) se reuniu novamente e já está com algumas novidades. Eles disseram que a ideia para voltar surgiu ao receberem um convite para participarem da trilha sonora de um filme nacional. Além de aceitar o pedido, a Mickey Gang assinou com a gravadora Deckdisc e está trabalhando em um novo disco que reinventará a sonoridade da banda.
“Quando iniciamos nossos trabalhos pelo Brasil e Europa, não imaginávamos poder lançar um vinil em Londres, como aconteceu em setembro de 2009. Soltamos a música 'Fuck You Cupid' em homenagem ao Dia dos Namorados e estamos trabalhando bastante para lançar nosso primeiro CD” – declarou Ricardo.
Bruno conta que o Mickey Gang amadureceu bastante desde a criação do grupo aos dias atuais, bem como ganhou com mais abrangência o respeito do público. Para ele, as conquistas realizadas em outros estados e países contribuíram para o crescimento da conquista territorial no mercado.
“É o caso do nosso CD. Iremos lançá-lo no Brasil, mas não necessariamente em Colatina. Não temos esta coisa de ‘bairrismo’ que é levantar a bandeira do Estado e da cidade. Queremos obter uma dimensão maior, pois hoje pensamos em obter o melhor pelo sucesso que faremos” – confessou.


Nortão na Área

Pinheiros, Ecoporanga, Itaúnas e a Ilha de Guriri também representam o norte capixaba em outras localidades.
O pinheirense Wallas de Jesus Fonseca, o Lalinha, trabalhou em algumas bandas capixabas, mas, o reconhecimento do seu trabalho chegou como vocalista de Casa de Bicho, a banda carioca de pop rock.
O vocal fala que desde o início da adolescência se dedicou à música e que guarda inúmeras histórias que o levaram a ser reconhecido no mercado de trabalho. Ele diz que além de trabalhar ao som do rock’n’rooll, a banda se preocupa em compor músicas que chamam a atenção para questões públicas e desigualdades sociais.
“É interessante que além de um som bem produzido as letras das músicas passem mensagens reais, que levem as pessoas a refletirem sobre o que está sendo dito. Minha carreira não emplacou em minha terra, mas emplacou. O reconhecimento e valorização do trabalho me impulsionam” – declara. 
De Ecoporanga, o músico Juliano Gauche diz que o conhecimento adquirido no Espírito Santo foi fundamental para iniciar o novo projeto profissional. Ele está em São Paulo há sete meses, diz ter muito que fazer em sua profissão e o que está acontecendo de maior é o interesse pela leitura do capixaba Sérgio Sampaio.
“O Sérgio tem apreciadores muito fiéis pelo Brasil e o interesse pela obra dele é muito grande. Eu gosto de fazer parte desta história. Eu faço questão de mostrar isso onde quer que eu vá” – completou.
Outro destaque artístico do norte capixaba que não pode ser esquecido é banda de Forró Pé de Serra "Chama Chuva" que é de Itaúnas (ES). Atualmente, os integrantes do Chama Chuva estão morando em Belo Horizonte, Minas Gerais. Apenas o vocalista mora em São Paulo, e nos finais de semana viaja para cumprir a agenda de show.
Ah! É claro que não posso concluir este material sem falar da Giselli Monteiro. Diretamente da Ilha de Guriri, a menina que saiu de casa para brilhar nas passarelas hoje é sucesso no cinema indiano. A modelo e atriz brasileira mora em Mumbai, teve um importante papel no filme Love Aaj Kal em 2009.
Né por nada não... Mas nós CAPIXABAS do Norte, somos foda mesmo!!! Hehehehehehehe...


 
Com licença, este espaço é para o meu Amigo de Infância Lalaxxxx!!!

Exibindo um rock pesado e visceral,
o som da Casa de Bicho é tão agressivo
quanto um tiro de fuzil ou um assalto a mão armada.

Com meu amigo Lalas antes do show de
Casa de Bicho em Pinhas City
Pinheirense nato, Lalinha é conhecido por cerca de 80% da população da cidade onde nasceu e cresceu pelo talento musical. Enquanto residia no Espírito Santo trabalhou em algumas bandas capixabas. Ousadia não lhe falta. Crente e perseverante, Lalinha apresentou aos amigos o projeto de criar Casa de Bicho. O projeto deu tão certo, que no quarto ano de existência a banda está gravando o segundo CD que será lançado em breve.

4 comentários:

  1. Q lindo meu amigo-irmão, Rima... Q saudade dele, né? Vc lembra daquela história da melancia? kkk... E do Peregrino? Tadinho... E os aniversários? Hehehehe... São tantas né? E aquela de q a gnt tava com sono, segundo mamãe? Rsrsrsrs... Nossa, meu coração tá emocionado de saudade e tb de alegria por ver o reconhecimento dele, merecidíssimo, como músico e artista q é! Q Deus o acompanhe sempre!
    Bjos minha Rima linda! TE AMO MTO!

    ResponderExcluir
  2. bela materia!
    e pra quem quiser conhecer melhor a CASA DE BICHO ... è so acessar::
    http://www.myspace.com/casadebichorock

    abraçao,
    Lalinha.

    ResponderExcluir
  3. Oi,Thais!Obrigada pela visita, volte sempre, serás sempre bem vinda.Tão bom ver gente da nossa região se dando bem fora do estado porque quando estamos fora do eixo RJ- SP tudo é mais complicado.Eu fico muito feliz quando o pessoal daqui do sul consegue fazer sucesso e se dar bem fora daqui.
    Um ótimo domingo!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  4. Quando vi que o rapaz era pinheirense, logo imaginei que tinha conexão aí! Querida, receba em nome de todo o povo capixaba os meus parabéns por esse talento bonito. bjos

    ResponderExcluir