terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Leo Jaime: “Beleza é o de menos. Homem gosta de mulher bem humorada e boa de cama”

Leo Jaime é compositor, cantor, ator, jornalista, cronista, roteirista, comentarista, blogueiro, tuiteiro. Tornou-se famoso nos anos 80, com canções bem humoradas e picantes, mas nunca parou por aí. Fez participações em novelas, espetáculos teatrais, fez stand-up, comentou futebol, escreveu em jornais, revista adolescente, revista feminina…  Hoje ele aparece na televisão todas as terças-feiras, no programa Amor & Sexo, na TV Globo, e é convidado da temporada de verão do Saia Justa, do canal GNT. “Eu sou o Louro José da Fernanda Lima”, brinca Leo. Certamente é bem mais do que isso. Leo Jaime é o rei da opinião e das frases – em especial quando o tema é relacionamento. “Celulite quer dizer ‘eu sou gostosa’ em braile”, ele já disse, para a felicidade geral da nação feminina.
Leo Jaime, que é casado com a psicóloga Daniela e tem um filho de cinco anos, falou ao Mulher 7×7:
Quando foi que você, de músico, passou a colunista, cronista e comentarista de amor e de sexo?
Eu descobri que tinha essa habilidade não por um olhar meu, mas do jornalista Joaquim Ferreira dos Santos. Eu já havia trabalhado no Globo, escrevendo sobre música, na revista Desfile por seis anos, numa redação só de mulheres, e também para adolescentes.Eu já tinha uma linguagem legal, um jeito informal de escrever e me comunicar com o leitor. O Joaquim então me chamou para fazer uma coluna no jornal O Dia, onde, na época, ele era editor. Ele me dizia: Leo, escreve sobre relacionamentos, você é bom nisso. E me ajudava com temas, polêmicas. A coisa saía boa e eu lia muito livros antigos do João do Rio, do Sérgio Porto, pra ter referências desse universo.Também fiz uma peça, Os Cafajestes, em que cunhava frases sobre mulheres: “Mulher sem celulite não dá nem pra conversar”; “Celulite quer dizer ‘eu sou gostosa’ em braile”; “Quem gosta de graveto é fogueira”, e por aí vai.
O quanto é importante um programa como Amor e Sexo no canal aberto?
Eu acho que educação sentimental é tão ou mais importante do que a profissional. Tornar esse tipo de assunto fácil de ser conversado num ambiente familiar, e não só em guetos, e muito bom. O programa quebra tabus. Outro dia falamos sobre sexo anal. E havia a pergunta: “sexo anal você pede ou conquista?’. Uma das pessoas entrevistadas era uma senhora de mais de 60 anos, que respondeu: “eu peço, eu gosto”. Aumentar o ambiente em que se discute essas coisas é importantíssimo. É a ignorância que leva ao preconceito. Falar, discutir, aumenta a tolerância às diferenças.
Você é considerado um dos tuiteiros mais influentes do Brasil. É motivo de orgulho pra você?
Eu gosto de dar opinião. Nas eleições ou na Copa do Mundo, eu me posiciono e não só informo ou comento levemente. Mas é preciso habilidade diplomática pra isso, porque na internet você é alvo fácil. Quem opina causa alvoroço. Mas eu acho que tenho ideias, opinião, poder de síntese e habilidade para lidar com quem discorda comigo. Você não pode chover no molhado e nem ser radical.
É interessante pra você atuar em tantas mídias e exercer tantas atividades diferentes?
Minha atividade principal é a música, mas, por força das circunstâncias, a indústria me tornou bissexto. Eu ainda faço muitos shows.Mas sou apaixonado pela TV. Eu adoraria ter o meu próprio programa. Eu nasci pra ser a Oprah do Brasil!
Você é um dos convidados homens do Saia Justa. É raro homem querer discutir relacionamento?
Eu acho que os homens, em geral, não gostam de discutir relacionamento porque acham que é perda de tempo. Eles sabem que jamais vão ganhar uma discussão…As mulheres têm mais habilidade pra falar, expor o que sentem. Mas isso não quer dizer que os homens não gostem de conversar mais a fundo. Agora, é muito importante pra mulher saber o que o homem pensa.
E essa história toda de que homem gosta de mulher natural, que não liga pra celulite. Isso é verdade ou gentileza?
Asseguro que 100% dos homens concordam comigo. E digo mais: a beleza é bem menos importante do que o bom humor e o interesse sexual. Estar linda é algo que interessa às próprias mulheres muito mais do que aos homens. Não gastem dinheiro com essas coisas. O poder da beleza existe, mas acaba rápido. Os homens querem mulheres bem humoradas e boas de cama. Isso sim é fascinante.
Você gosta mais de conversar com homem ou com mulher?
Eu gosto de ambientes misturados. Trabalhei muito com mulheres, adoro ser chefiado por mulher. E acredito que sim, existe amizade desinteressada entre homens e mulheres. Mas também tenho amigos homens heterossexuais, gays…E também gente de diferentes faixas etárias, classes sociais, origens. É muito rico conviver com gente diferente, saber o que cada um pensa, o que cada um quer
O que querem as mulheres?
As mulheres querem querer.
E o que querem os homens?
As mulheres!


Disponível em http://colunas.epoca.globo.com/mulher7por7/tag/saia-justa/

Um comentário:

  1. Rááaááá!! Isso que é opinião coerente!! Falou tudo o velho Léo! Vou até ouvir uma musiquinha brega agora pra matar a saudade... hehehe
    bjo

    ResponderExcluir