segunda-feira, 8 de novembro de 2010

As palavras têm poder?



Alguns dirão que sim, outros que talvez e haverá ainda os que negarão com veemência. (rs)
Decididamente não sei, às vezes parece que sim, quando ouço alguma história que me comove, quando canto, quando recito pra mim as poesias que gosto, todas as palavras produzem a sensação de bem estar, de continuidade, de atenção para se chegar a uma felicidade que parece próxima, mas que ainda encontra barreiras em mim mesma a todo momento.
Claro que sou humana o bastante para dizer que as palavras também assumem outro sentido quando as relaciono com meu estado de espírito. Quem não faz isso? É volúvel, sim eu sei, mas como disse sou humana e para terror dos homens, uma complexa ( gene XX) Mulher.
Sempre que os hormônios oscilam, ou quando tenho uma noite mal dormida, ou quando estou de mau-humor, ou quando acontece algo repentino que me tira do sério, bom aí sim, as palavras em mim mudam de sentido para os mais variados que evocam o lado mau de minha personalidade. Nesses momentos um bom palavrão, dito aos quatro ventos me faz um bem tão grande, quanto às palavras ditas boas e corretas.
Queria ser menos volúvel, me controlar mais, amadurecer, mas não dá. A necessidade de liberar o que dentro de mim reside, seja bom ou ruim é maior.
Soltar os bichos, exorcizar a mente, e porque não o corpo com as palavras consigo. Será que existe alguém que não consegue?
Vejo em tudo isso o poder das palavras. Pelas palavras fazemos pessoas felizes, fazemos sofrer, trazemos satisfação, magoamos, acariciamos, alegramos, damos prazer , consolamos, geramos raiva, incutimos o medo, produzimos pensadores e pensamentos, inibimos o surgimento de novas idéias, tolhemos a criação de um momento, tornamos sensíveis os olhares, e uma infinidade de outras coisas.
Gosto de pensar que laborando a palavras elas possam um dia tornar-se realidades para mim, sempre peço, grito, berro, insistentemente. Que eu possa num desejo não só experimentar a palavra, mas a vida que vem junto com ela quando a pronuncio, audaciosamente, sem nenhuma amarra, expressando o que de mais natural e puro está em meu interior.
As palavras sempre são poderosas, alguém tem alguma dúvida depois do que acabei de escrever? Que tal usarmos as palavras?
Elas são nossa íntima conexão com o viver e a vida.
Termino convidando-os, a todos os que passam por aqui a utilizarem as palavras, elas pertencem a vocês enquanto quiserem usá-las. Não deixem pra depois o que podem fazer agora...

Bjbj,
TL.

Um comentário:

  1. Utilizando-me de palavra escrita, quero reforçar o quanto te admiro! Amei o texto!
    Bjos!
    Rima

    ResponderExcluir